Só mesmo nós mulheres, para passar a vida inteira declarando guerra aos nossos cabelos...

Duvida? Quem tem liso quer cachear... Quem tem enrolado quer alisar... Quem tem cabelo escuro quer clarear... Quem tem cabelo claro quer escurecer... E por fim nenhuma dessas criaturas citadas anteriormente quer ter cabelos brancos...

Se você não se encaixa em nenhuma das anteriores, você não é uma mulher, você só pode ser um alienígena...

Pois bem, fora todas essas preocupações existem ainda: Caspa, fios ressecados, pontas duplas, oleosidade, fios quebradiços, cabelos opacos, cabelos com química, cabelos, cabelos e mais cabelos... eu podia passar a semana achando e descrevendo tudo o que pode acontecer de danos nos cabelos...


Mas eu não estou afim hoje...
Recebi por e-mail os principais vilões do cabelo...
Força na peruca porque hoje o post é grande.
como pentear o cabelo


1.Passar condicionador na raiz: o condicionador colabora com o aumento da oleosidade e, como tampa os poros capilares, aumenta a incidência de caspa.
2.Deixar o condicionador no cabelo: os condicionadores abrem as escamas dos fios, para penetrarem e tratarem. Mas deixar o produto depois do banho não é nem um pouco aconselhável, pois as escamas dos fios não se fecham, deixando o cabelo elástico o que ocasiona e quebra.

3.Esquecer as hidratações: Em função do grande uso dos produtos químicos (tinturas, alisamentos, relaxamento, entre outros), os fios tendem a ficar danificados. A função da hidratação é de reverter tudo isso. Mesmo os fios oleosos necessitam hidratações, feitas com produtos específicos.

4.Lavar os cabelos com água quente: evite a água muito quente, pois ela pode causar irritações no couro cabeludo, estimulando a produção de sebo e favorecendo a oleosidade, o que também inibe o crescimento dos fios.

5.Usar máscara hidratante na praia: não adianta inventar. Para tomar sol, o ideal é passar um creme sem enxágue com proteção solar. E só.

6.Prender os fios molhados: fazer isso uma vez ou outra não tem problema nenhum. Mas fazer isso sempre, também quebra os fios. Isso também impede o couro cabeludo de secar devidamente, o que pode ocasionar caspa, fungos e até problemas mais sérios como a seborréia. Fique esperta.
7.Passar chapinha no cabelo molhado: este é um daqueles pecados sem misericórdia nenhuma. A gravidade é tanta que dá para sentir os efeitos na mesma hora. Os fios são profundamente agredidos. Além de queimados, eles se quebram. Seque muito bem o cabelo antes da chapinha e use um spray térmico. Também deixe o spray secar. Ok?
rejuvenesca-franja-mulher-secando-cabelo
8.Usar o secador do jeito errado: procure mantê-lo a 30 centímetros de distância da cabeça e sempre com a temperatura intermediária ou fria, nunca na máxima, para não queimar e danificar os fios. Também evite direcionar o jato quente para a cabeça, isso estimula a oleosidade na raiz e diminui a duração da sua escova.

9.Ficar mais de três meses sem cortar: para muita gente, isso é papo de cabeleireiro. Mas não é, fique certa. A não ser que seu cabelo demore muito para crescer, este é o tempo médio de duração de um corte. Passada essa fase, as pontas começam a abrir e os fios quebram-se com facilidade. Os arrepiados aumentam o volume e os fios fracos começam a cair.

10.Desembaraçar com escovas maleáveis demais: as cerdas moles são de manuseio mais difícil, além de quebrarem os fios. Por isso, os especialistas recomendam um pente com dentes bem largos e firmes ou uma escova do tipo raquete, mais resistente.

11.Fazer mais de duas químicas: você precisa escolher os tratamentos que quer aplicar, dois no máximo. Relaxamento, coloração, progressiva, luzes... Tudo isso junto deixa os fios porosos e fracos demais, arrebentando todas as pontas.

Para as cacheadas:
12.Dispensar o leave-in: quem pretende aderir ao look natural, atenção sem shampoo, condicionador e cremes leave-in (cremes sem enxágue) não existem cachos bonitos. Isso porque cabelos crespos precisam de mais cuidados, pois as curvas dos fios dificultam a oleosidade natural presente na raiz de chegar até as pontas - assim, elas acabam ficando ressecadas, daí a importância da hidratação.

Por fim uma dica: Ao finalizar uma escova ou ao terminar de secar o cabelo, com o secador aplique um jato de ar frio nos cabelos. Isso fixa o penteado, segura por mais tempo o frizz e dá brilho nas madeixas.

Lembre-se, o calor modela o cabelo, o frio fixa!!!

Beijos

0 comentários:

Postar um comentário

Comenta aqui fia!