Como combinar as peças de roupas

Bom dia meninas,
passaram bem o fim de semana???

O meu foi muito bom, isso porque teve uma feira de produtores e fornecedores de São Paulo aqui, e nada como comprar produtinhos lindos e baratex. Pena não ter mais dindin... Mas não posso gastar mais. Dezembro está aí e tem que pagar o reforço do AP. Enfim comprei bastante coisa e o item mais caro foram as saias longas R$ 30,00!!! "Digrátis" amighes!!!! Tanta coisa barata, algumas lindas e outras nem tanto. Nem sabia o que comprar...

Pensando nesse dilema que todas nós sofremos de vez em sempre, resolvi fazer esse post. Ele é grande mas vale a pena. Tira um tempinho e se joga sem medo de ser feliz.

Uma das coisas mais difíceis para quem trabalha com moda e para quem não trabalha também, É combinar roupa, com sapato, com bolsa e com acessório. O jeito mais fácil de aprender, é entender como "trabalhar" com as cores.

Exite uma infinidade de cores e tons de cores. Parecem a mesma coisa, mas são coisas diferentes. A cor é uma só, por ex. Vermelho, azul, rosa, roxo, coral, melancia, etc. E os tons são na verdade, a variação dessa cor quando misturada com branco ou com preto, chamamos essas "novas cores" de sobre tom. Por isso você vai escutar na moda a expressão "ton sur ton" ou "tom sobre tom", que quer dizer que o look é monocromático (1 cor), mas que é composto por tons dessa cor sobrepostos em peças diferentes.  Uma imagem para exemplificar.




Fácil não é? Depois de estar familiarizada e entender essa diferença fica mais fácil combinar as peças.

O que você precisa conhecer, são as cores neutras, que são as cores que combinam com praticamente todas as outras. São elas o branco, o preto e os tons de cinza. Mas na moda, nós ainda dizemos que os tons de marrom e nudes (que são os tons claros de marrom) e até o jeans (tecido) se encaixam nessa classificação.

Quando você está iniciando e faz uma "produção de moda", você deve escolher 1 item para chamar a atenção, uma peça chama a atenção por possuir uma cor mais vibrante, ou mais forte, ou mesmo por ser estampada (A bolsa, o sapato, a blusa ou a saia), pois fica mais fácil de coordenar os demais itens do look.

Comece com cores lisas. Peças exatamente com o mesmo tom, só ficam legais se forem conjuntos, e muitas vezes nem dessa forma.  Procure brincar com os tons. Ex. Blusa rosa claro e saia rosa escuro. Escolha acessórios em cores neutras.

Imagem: reprodução
Outra dica é começar com 1 cor + neutro. Ex. Blusa laranja + calça jeans. ou Blusa Preta e saia azul.
escolha o acessório em um sobre tom da cor escolhida, ou um acessório neutro.



Agora vamos complicar um pouquinho mais. Vamos combinar uma peça estampada com uma lisa.
É muito mais difícil tentar combinar 2 peças estampadas, então comece com 1 peça estampada e 1 lisa. (vocês percebem que eu não falo muito dos acessórios? mas a "regra" é a mesma sempre para todos os itens do look se 1 chama a atenção os outros são neutros ou tom sobre tom, deixe para usar os contrastes quando você já estiver afiada).

Escolha uma estampa qualquer, e escolha as peças lisas nas cores que compõe a estampa ou em cores neutras (vale para os acessórios também). Ex. 



 *Perceberam que todas essas cores, com exceção dos neutros, estão nessa estampa? Lembre-se ainda que você pode usar qualquer tom dessas cores da estampa.

Olha só como fica lindo quando você coordena o look estampado com 2 cores lisas encontradas na estampa (laranja e o azul royal) + 1 cor neutra (branco).


Imagem: Reprodução



Com todas essas informações na mão, fica muito mais fácil para escolher o que comprar em uma liquidação, para que as peças novas conversem (coordenem) com as peças que você já possui no guarda-roupa e evita que você jogue dindin fora em algo que vai ficar mofando, sem uso, dentro do armário.

Em outro post eu vou ensinar a combinar mais de 1 estampa no look, e como coordenar os acessórios por estilo, pois é bem mais complexo.


Espero que isso ajude vocês meninas. Beijos e boa semana!!!

Nos siga nas redes sociais!!!

    

2 comentários:

  1. Oi Camila adorei o post! Fico aguardando as dicas para combinar as estampas... ai sim o "bicho pega" kkkk

    ResponderExcluir
  2. Amanhã, ou melhor, hj entra a postagem!!! Beijos

    ResponderExcluir

Comenta aqui fia!