Como diferenciar um batom da MAC original de uma réplica?

Bom dia meninas,
estou tentando retomar as atividades aqui no blog. Confesso que vou aos poucos até para eu poder entrar novamente em um ritmo.

Desde a última postagem eu tenho muitas novidades e algumas eu já vou falar aqui. A pessoa mais sedentária EVER (eu), comecei a fazer academia, e pasmem, eu estou gostando muito. Também estou fazendo um curso de penteados e maquiagem, pois estou com intenção de "trocar de ramo". Ainda amo moda, mas super me identifico com os milagres da maquiagem e gosto de ver as pessoas felizes... rssr

O apartamento também ficou "pronto" e agora estamos orçando os móveis planejados. Eu tenho a intensão de fazer um post contando tudo, mas eu quero estar com as coisas encaminhadas, pois senão vai ficar incompleto... Mas vamos ao que interessa: O post.


O post de hoje é sobre como diferenciar um batom da MAC original de uma réplica. Parece uma coisa fácil de se fazer e em alguns casos até é. Mas com o advento do Aliexpress, Ebay, etc. e as réplicas cada vez melhores, está ficando difícil de não levar gato por lebre. Falo isso porque eu mesma já levei.  Somente para o conhecimento de vocês essas réplicas eu comprei de 2 vendedores diferentes no Aliexpress e os originais são da Sephora e do Dutyfree da Argentina.  Se você tiver tempo se joga porque vale a pena.

O primeiro exemplo que eu trouxe, é uma réplica mais grosseira, mas ainda sim muito bem feita. Se você não tiver o batom original na mão para comparar fica um pouco mais difícil, mas não é impossível.



  • O batom original é 1mm menor e mais fino que a réplica. Parece pouca diferença, mas quando você pega na mão, é nítida a diferença de tamanho.
  • O batom original é mais pesado que essa réplica, que parece de plástico.
  • Nesse caso o material de ambos os batons é bem parecido.
  • A logo da MAC no batom original é em baixo relevo e possui um brilho metálico tipo hotstamp (fóil), na réplica a logo é mais grossa e não tem nenhum tipo de relevo
  • A caixa de ambos os batons é do mesmo material, mas a forma como o nome do batom aparece é diferente. Nos batons originais ou o nome vem estampado na caixa, ou vem em um círculo adesivo preto com o nome em branco. Nessa réplica, o adesivo que está na caixa é o mesmo que está no batom. Só lembrando que cada réplica é de uma forma.


  • Outro item que pode ajudar a identificar facilmente uma réplica, é a posição da logo da MAC na bala do batom. O Original fica a poucos milímetros do anel da bala, enquanto a réplica fica quase na metade da bala. Essa é uma das melhores dicas, pois quase todas as réplicas que eu já vi pecam nesse quesito. (Na foto acima da para ver melhor a diferença das logos na tampa do batom, citada na primeira parte do post)
  • A cor dos batons também é parecida, mas somente na bala. Eles nem tentam imitar o acabamento ou a cobertura do batom original. Mas levando em conta que você não terá o batom original para comparar, eu não vou considerar as cores e nem fazer swatches comparando elas. Mas tenham certeza, onde as falsificações são melhores, elas podem lembrar a cor original, mas não chegam nem perto.

  • Os batons quando novos, possuem um corte reto na bala e as réplicas possueam um corte abaloado para baixo.
  • Se você ainda possui dúvidas, esse é outro ponto que passa batido nas réplicas e falsificações: O acabamento. Lembrem-se os batons da MAC são sempre perfeitos, sem rachaduras, imperfeições ou amassados. 
  • Se ainda restaram dúvidas essa é a última dica: O cheiro do batom. Se o batom for original ele tem cheiro de baunilha, bem docinho e agradável, já as réplicas todas tem cheiro de química, umas mais, outras menos, mas nenhuma imita o cheirinho dos batons originais.

Abaixo seguem as fotos das vistas das caixinhas, elas possuem algumas diferenças, mas são imperceptíveis se você não tiver o original a mão. Notem que no original o acabamento do batom vem escrito na frente da caixinha





Eu sei que o post está longo, mas eu tenho ainda um segundo comparativo com uma réplica ainda mais convincente. Eu prometo que vou falar menos nesse comparativo, já que muitos itens são comuns à replica acima.


  • A única diferença entre a embalagem desses batons é o baixo relevo da logo que não existe na réplica, mas é quase imperceptível.



  • Nesse caso a logo da bala, na réplica, já está um pouco mais próxima do anel, o que dificulta bastante a identificação da réplica se não houver o original para comparar
  • Ambos os batons possuem o mesmo tamanho e o peso muito semelhante. Mesmo pegando na mão, um batom original e essa réplica para comparar é impossível identificar a réplica somente pelo peso.


  • O adesivo abaixo do batom da réplica, é muito parecido com o original, é impossível identificar por esse item.
  • A caixa dessa réplica é ainda mais perfeita que a anterior, o nome está impresso na caixa e é pouca coisa menor do que a fonte original, também não dá para perceber a falsificação por esse item.


  • Nessa imagem há 2 batons originais, pois como eu já usei algumas vezes o Vegas Volt o corte da bala dele já está ficando arredondado, por isso o Girl About Town está ali. Notem como o corte do Girl About Town é reto em relação o Morange réplica.
  • Notem também como o acabamento do Morange réplica é perfeito como nos originais, não há machucados no batom.


  • Nessa foto é possível ver a diferença da textura do material do original e da réplica, mas como eu já falei, é difícil identificar sem ter o original na mão.
  • Nesse caso o que realmente denuncia a réplica é o cheiro do batom.
Abaixo o comparativo das caixas, que também são do mesmo material e perfeitamente do mesmo tamanho. Notem que nessa falsificação o acabamento do batom está na caixa, conforme a original.




Assim como o nome das cores dos batons na embalagem, o código de barras também sofre variações no original. Algumas vezes é impresso e em outras é adesivo. Se houvesse uma padronização ficaria mais fácil. Mas eu não sei por qual motivo a MAC faz essa bagunça...

Espero que vocês tenham gostado. Beijos

Nos siga nas redes sociais!!!

    

6 comentários:

  1. Oii, adorei seu blog, estou seguindo, dá uma olhadinha no meu, se gostar segue tbm.
    Obrigada! bjuxx :*
    http://perseguindomeussonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela,
      obrigada pela visita. vou olhar sim. Beijos

      Excluir
  2. Parabéns pelo blog!
    Ficaram faltando 2 diferenças que também ajudam: a tampa da réplica cabe no original? E o plástico por dentro é igual?
    Bjs, Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu, obrigada pelas dicas extras. Mas quando eu montei esse post eu pensei em como alguém sem ter o batom original em mãos poderia identificar se é ou não uma réplica. Imagine se é alguém que nunca teve acesso a marca? Mas suas observações são muito válidas. Obrigada

      Excluir
  3. Primeira vez em seu blog, primeiramente, eu ameei, você explica muuuito bem e sabe usar as palavras de maneiras corretas. Parabéns pela dedicação de tentar explicar e dar seu máximo para todas nós leitoras 😚😚 obrigada, bjs de sua nova leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida, seja muito bem vinda. Espero que volte muitas vezes. Beijos

      Excluir

Comenta aqui fia!