Morando junto - Dicas de convivência: Serviço doméstico

Olá meninas,

hoje o nosso papo é um pouquinho mais tenso. Pelo menos no meu caso foi o que mais causou problemas, pois minha mãe sempre fez tudo para mim e a minha sogra sempre fez tudo para o meu marido... Demoramos até nos acertarmos nesse quesito.



Serviço Doméstico: (Exclusivo para mulheres)

Sabemos que a maioria dos Homens são criados pelas mães e não fazem NADA das tarefes domésticas. Não lavam a Louça, não tiram nem o prato da mesa e possuem uma célula no cérebro que os impede de tirar uma coisa de um lugar e colocá-la de volta, parecendo assim que uma bomba explodiu no guarda-roupa!!!
Não é culpa deles, é culpa de uma criação antiquada e machista e de uma sociedade machista que insiste em vender a imagem de mulher escrava do lar. Mas vocês podem conversar e chegar em um acordo que seja bom para ambos.

Algumas regrinhas básicas deixam a convivência muito melhor:

Se sujou, limpe.
Se usou, guarde.
Se um cozinhou, o outro lava a louça.
Cada um deve ser responsável pela higiene e limpeza de objetos pessoais, tais como acessórios, bolsas, calçados... Seus pertences, sua responsabilidade!

Faça o seu parceiro (a) entender que você precisa de ajuda e que não tem a obrigação de ser empregado (a) dele (a), argumente!

Se os dois trabalham fora, ambos tem que ajudar no serviço doméstico. Divida as tarefas por igual. Se um dos dois ainda estuda, o outro que tem mais tempo livre, deve ajudar mais. Um pouco de empatia ajuda nesse caso. Coloque-se no lugar do outro: não é justo você sujar para que o outro tenha que limpar, você não gostaria que o explorado fosse você.

Camila, eu tentei fazer isso e não deu certo, ele continua sem me ajudar. Simples, você tem 3 opções:

                     1- Ele (a) paga uma diarista para te ajudar no serviço que ele (a) não quer fazer, ou vocês dividem o custo para que a empregada / diarista faça as tarefas sozinhas e vocês não se incomodem.
                   
                      2- Já que vocês voltaram à década de 10, onde o serviço doméstico é exclusividade feminina, lembre à ele que as despesas da casa são exclusividade masculina e que o seu salário não fará parte do orçamento doméstico.  Seu salário é exclusividade sua e ponto final. Caso ele não tenha "bala na agulha"para honrar as calças e sustentar a casa sozinho como era na década de 10, ele pode lavar as próprias cuecas e auxiliar com o serviço doméstico para te ajudar, pois você também está ajudando ele com as contas. Já que você não está sendo sustentada por ele, você não tem obrigação nenhuma de fazer o serviço doméstico todo sozinha em troca de moradia, comida, conforto, pois você também está pagando por isso.

                     3- Se tudo isso não der certo, desista e vá morar sozinha. Você se sustenta, lava suas próprias roupas. Pra quê se incomodar e lavar as roupas dele de graça? A troco de quê? Pra quando você comprar uma blusa nova ele ainda te repreender? Não! Não! Você não é obrigada! Cria vergonha nessa cara mulher e larga desse encosto!!! Ele não se sustenta sozinho, não faz nada dentro de casa, te trata como empregada e ainda te come de graça! Ele fez um ótimo negócio, trocou a mãe que fazia tudo por ele, por uma mulher que além de fazer tudo o que a mãe dele fazia, ainda ajuda a pagar as contas e dá pra ele. Parabéns você não está em relacionamento, você está em um regime escravocrata moderno, leve o seu certificado de burrice e pendure na parede!!!!

Sei que fui super radical na última parte, mas porfa! Acorde amiga! Se ele ficar desempregado, ok, isso pode acontecer com você também e dá pra controlar a situação pois é passageira. Mas você não é mãe dele! Você trabalha e é independente, não precisa se sujeitar a isso.

Dicas de como dividir o serviço doméstico com os homens.

Em primeiro lugar eles acham que se eles não gostam, eles não precisam fazer. Já imaginaram se fosse assim? Minha casa ia ser uma zona, porque eu ODEIO serviço doméstico. Não gosto de lavar louça, tenho pavor de passar roupa e preferia cortar os pulsos a limpar o banheiro. Mas se eu não fizer, quem fará? E por mais do que eu tenha aversão ao serviço doméstico, eu tenho muito mais problemas com banheiro sujo!!!! Então nós mulheres fazemos, porque nos vemos obrigadas!!!

Essa luzinha que acende na nossa cabeça, veio quebrada na maior parte dos exemplares do sexo masculino, ou é um opcional muito raro. Então amiga, se você quer ajuda saiba como pedir. Por exemplo, o meu namorido não gosta de lavar a louça. Então geralmente eu lavo e peço que ele enxugue e guarde. Não adianta bater na tecla quebrada. Eu lavo a roupa e peço que ele estenda. E eu geralmente recolho, porque eu já gosto de dobrar e separar as roupas que não necessitam passar. Ele também limpa o chão quando eu não tenho tempo. E faz melhor que eu. Ele sabe que eu não gosto de passar roupa, e também não fica me cobrando... Não mais, pois eu também não fico exigindo que ele faça o que ele não quer. Mas Eles, os homens, precisam entender que a limpeza e conservação da casa é uma obrigação e que nem sempre você vai gostar do que tem pra fazer, mas vai ter que fazer e ponto!

Mas fique esperta! Se você pedir que ele faça alguma coisa, é provável que ele faça mal e porcamente, para que você se irrite e brigue com ele. Dessa forma ele vai soltar um:
 - Viu só! Eu não sei fazer. Faz você. Eu não faço mais!
Então mesmo que não fique tudo aquilo, incentive. Agradeça e peça que ele faça novamente. E na segunda vez, diga que está ainda melhor que a primeira, e que você está impressionada com a capacidade dele. Dessa forma ele fica sem argumentos.

Outra coisa importante:

Se algum dia ele pedir para você fazer algo que seja obrigação dele, se você tiver tempo e disponibilidade, faça. Mas deixe muito claro que é um FAVOR, que não vai se repetir e que você vai cobrar. E o mais importante: Cobre o mais rápido possível. Homens tem memória de ameba, principalmente quando é cômodo para eles, se você demorar muito para cobrar é provável que ele esqueça.

Espero que vocês tenham gostado.
Meu relacionamento melhorou muito depois que passamos a seguir essas regras...
Dividi com algumas pessoas do meu circulo social, que colocaram em prática tudo o que está aqui, e que vieram me falar que está dando certo com elas também!!!!
Me contem se deu certo com vocês também!!!!

Beijos


Nos siga nas redes sociais!!!

    


0 comentários:

Postar um comentário

Comenta aqui fia!